Segunda 09 de Fevereiro de 2009 - O Sollo - Cobertura jornalística nos 21 municípios do Extremo Sul da BahiaVisão Extremo Sul 07 / 02 / 2009
Governador no Extremo Sul
por: Jadilson Moraes
As eleições para presidente da República, governadores, senadores, deputados estão se aproximando. 2010 está vindo aí e o governador Jaques Wagner começa a fazer as visitas nas cidades pólo com algumas inaugurações e com plano de ações para serem realizadas, cumprindo com isso o formato político para se reeleger.
Governador no Extremo Sul II
O governador irá visitar, na manhã do dia 7, as cidades de Eunápolis e Teixeira de Freitas. Tanto a população eunapolitana quanto a teixeirense deram ao governador uma votação expressiva e aguardam com ansiedade a sua presença. Em Eunápolis, ele vai precisar ter jogo de cintura bem flexível para equacionar a ideologia petista do diretório municipal com a administração roberiana, direitista. Não vai ser muito fácil, principalmente porque, atualmente, na Câmara de Vereadores tem um petista que já declarou que não irá compactuar com procedimentos políticos que vão de encontro com a ideologia petista.
Governador no Extremo Sul III
O diretório municipal do PT de Teixeira de Freitas está com um nó na garganta contra Jaques Wagner. Motivo: o governador fez descaso explícito à candidatura do petista João Bosco. Pelas amostragens das pesquisas, Bosco estava sempre como candidato favorito à vitória nas eleições de 2008, devido a seu baixo nível de rejeição. Uma das causas da perda de Bosco foi a falta de apoio do governador. Wagner, por duas vezes consecutivas demonstrou que seu poder de articulação política é inferior ao do Ministro Geddel Vieira Lima, PMDB. A exemplo: perdeu a prefeitura de Salvador e recentemente a presidência da UPB (União dos Prefeitos da Bahia). Se ele não tomar cuidado, poderá perder a reeleição, caso Geddel componha com outros grupos.
Porto Seguro
Já estamos a 37 dias no governo de Abade. É um momento que os grupos políticos que formaram a aliança da vitória precisam ter muita habilidade, prudência e discernimento para levar à frente o mesmo sentimento de união até o final do governo. Por que eu digo isto? Já existem rumores no meio político e entre formadores de opinião que a aliança está ficando fragilizada e isso é péssimo para ambas as partes, porque o governo Abade precisa de sustentação política. E a política se faz honrando compromissos assumidos no período de uma composição para ganhar as eleições. Afirmo com muita convicção: Abade ganhou as eleições porque fez uma aliança forte. Quebra de compromissos não fica bem para homens de palavra.
A casa caiu
A reforma de uma escola que custou aos cofres públicos de Itabela o montante de nada mais, nada menos que R$ 260 mil desabou. E graças a Deus, no momento do acidente não havia nenhum ser humano dentro, porque se houvesse, seria uma catástrofe seguida de mortes. Responsabilizar a quem sobre uma estrutura mal feita? Claro que é do ex-gestor público municipal devido à prática que virou cultura na nossa região de licitações fraudulentas e superfaturamento, usando sempre a lei do Gerson: “eu quero levar vantagem”. Cabe agora ao Ministério Público tomar as providências necessárias e pedir à Justiça que cobre dos responsáveis o reembolso do gasto dessa construção e exigir que o ex-prefeito e a empresa consertem a obra.
Polícia Federal continua agindo
A operação realizada pela Polícia Federal nas cidades de Alcobaça e Caravelas prendeu o vice-prefeito de Alcobaça, Ademar Santos Botelho, sendo ele suspeito de ser o chefe da quadrilha que fraudava o INSS juntamente com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Manoel Madeira e de sua filha, Cida Madeira, além do ex-vereador Jacinto Silva Medeiros. Com isso, acredito que o Extremo Sul, em todos os aspectos, precisa estar mais atenta para eleger representantes políticos corretamente e evitar essas práticas ilícitas. A Polícia Federal tem executado um excelente trabalho na região e no pais, tanto na questão de investigação, quanto nas prisões, mas se a população insiste em eleger corruptos, mais crimes são praticados e provavelmente crimes mais graves.
Sucateamento da Saúde de Porto Seguro
Há seis anos atrás, Porto Seguro foi notícia nacional de forma muito negativa, envolvendo também a saúde. Atualmente, a Saúde de Porto Seguro volta às páginas dos grandes jornais do estado e dos portais de notícias da nossa região (que ficam na Internet à disposição de qualquer pessoa, de qualquer parte do mundo), a exemplo do Jornal A Tarde, do blog Imprensa Livre (editado por Geraldinho Alves), do Radar 64 (do Hugo Santos) e da rádio Ativa FM, no programa de Jota Bastos.
Sucateamento da Saúde de Porto Seguro II
Esse colunista sintonizando a rádio Ativa, ouviu o cidadão Galego denunciar que em Vera Cruz, distrito de Porto Seguro, faltam médicos nos PSFs e que a enfermeira, quando chega um paciente para ser consultado, passa os sintomas por telefone ao médico do SAMU que estiver de plantão e ele diz a ela qual o medicamento deve ser aplicado. A enfermeira prescreve (copia o nome do medicamento) e a receita é entregue ao paciente, que vai ao posto de saúde e não encontra os medicamentos prescritos, e, se o paciente não tiver o dinheiro, fica desassistido pela saúde pública do município. Segundo as palavras do senhor Galego, a saúde de Porto Seguro mudou, mas foi para pior e que a falta de médicos nos PSFs é desastrosa, e que uma atitude urgente precisa ser tomada. A saúde de Porto Seguro precisa ir para UTI.
Sucatemaneto da Saúde de Porto Seguro III
Tomando por base estas notícias e o que tem chegado de denúncias sobre o comportamento do secretário municipal de saúde, vemos que a situação administrativa da secretaria de Saúde está de mal a pior. Há comentários que o secretários tem postura de ditador, que nos lembra o regime militar de 64. Dizem que ele mesmo fala: “manda quem pode, obedece quem tem juízo. O secretário aqui sou eu, eu faço o que eu quero. Se vocês não estão gostando do meu comportamento, me avisem logo porque substituo imediatamente. Enquanto eu for secretário, o regime aqui é do meu jeito. Já fui militar e no quartel quem manda é o chefe”.
Sucateamento da Saúde de Porto Seguro IV
Sucateamento da Saúde de Porto Seguro V
O formato que a Saúde de Porto Seguro usava obedecia às normas do Ministério da Saúde e da Sesab (Secretaria de Saúde do estado da Bahia). Todos os profissionais gerentes, coordenadores de programas levavam a rigor e determinação a realização dos projetos, ao ponto da Saúde de Porto Seguro ser referência nos seminários e capacitações dirigidas pela Sesab. Atualmente vemos o descaso com que o secretário trata os funcionários da saúde, faltando com humanização, reconhecimento de metas alcançadas e não valorizando os profissionais. Se o prefeito Abade não tomar uma providência urgente, quando for tomar pé, a Saúde de Porto Seguro estará totalmente entubada na UTI e isto é o que nós portosegurenses não queremos ver. O sistema de ditador usado pelo secretário é inadequado para um governo socialista como o do prefeito Abade, que é PSB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário